Posso casar com meu amigo?
A amizade é empecilho para o matrimônio católico? Posso casar com meu amigo?
Algumas pessoas afirmam que o matrimônio entre amigos não dá certo. Dizem que pessoas muito parecidas não se dão bem, acreditam que ter gostos muito semelhantes pode atrapalhar a vida matrimonial, a intimidade conjugal, a vida cotidiana, essas coisas. Curiosamente, chegam a quase dizer que o melhor matrimônio é aquele que ocorre entre inimigos, entre as pessoas que não tem nada em comum. Ora, é claro que não é verdade que seja assim.
A filosofia já tratou disso no passado. Santo Tomás disse que o amigo é aquele que ama as mesmas coisas e odeia as mesmas coisas. Enfim, que os amigos têm muitos pontos em comum que podem facilitar a convivência no matrimônio. Com efeito, entre os seus amigos deve estar aquele que é o principal candidato a ser seu esposo ou sua esposa.
Por isso, não perca as esperanças. Olhe aí em volta. Veja se não há candidatos sérios ao matrimônio em torno de você. A experiência e a reflexão filosófica provam que os melhores esposos e esposas estão entre seus amigos, entre aqueles que compartilham com você os pontos de vista mais importantes.
Tag:Crônicas, Matrimônio, Namoro, Noivado