Por que os casamentos estão tão difíceis atualmente?
Todos querem ser felizes e realizados. Na âmbito econômico, na vida profissional, mas também na vida conjugal. Apesar disso, porém, muitas são as histórias de frustrações e de desilusões que parecem impossibilitar a realização desse anseio tão comum ao coração do homem. Por que os relacionamento sofrem tantos reveses? Por que tantos casamentos padecem atualmente?
Segundo Thomas J. White, a causa de tanta dificuldade é a equivocada impressão de que a natureza humana é imperfeita e, por isso, todo esforço para conseguir um relacionamento saudável resultaria infrutífero. Graças a essa ideia antiga, o homem é irremediavelmente marcado pelo mal e não pode alcançar sequer a felicidade humana mais fundamental, determinando assim seus relacionamentos ao fracasso. Mas será mesmo que cada indivíduo está fadado ao desastre nos seus casamentos? O homem é livre e nenhum relacionamento está determinado ao sucesso ou ao fracasso. Muitos relacionamentos agonizam em nossos dias porque seus participantes esqueceram que é possível tomar as rédeas de suas vidas em suas mãos, não permitindo que gurus, filósofos ou personagens do momento determinem suas escolhas. Os casamentos estão mais difíceis porque seus participantes estão mais moles. Há uma crise de responsabilidade! Mas não precisar ser desse jeito.
Se os matrimônios atuais percebessem que não há, nessa terra, felicidade perfeita, muitos dos dramas e problemas se dissolveriam. Tornar-se-ia claro que o outro é para nós apoio e sustento, não solução e satisfação da sede humana de felicidade. A saída das crises matrimoniais está na busca de um sentido comum para o matrimônio. Para os que não creem em Deus, valores humanos, os filhos e objetivos comuns também podem servir como incentivo para a retomada da luta pelo matrimônio. Investir nesse ponto é o melhor caminho para restaurar os matrimônios.