Por que meus relacionamentos nunca dão certo?
Por que meus relacionamentos nunca dão certo? Será que eu não fui feito para o matrimônio? Não existe pessoa capaz de me aturar nessa vida? Não existe pessoa suficientemente boa para mim? O que há de errado com meus relacionamentos?
Essas são perguntas muito frequentes. O que pode estar acontecendo? Supondo que tais pessoas não são vocacionadas à vida celibatária (o que explicaria porque seus relacionamentos não dão certo), há ainda muitas pessoas que se decepcionam porque querem encontrar alguém que seja tudo o que falta para suas vidas. Esses tipos de personalidade procuram a pessoa que a tornará plenamente feliz, aquela que completará todas as lacunas de sua existência. Esse é o erro capital!
O maioria das pessoas desconsidera que nenhum objeto pode satisfazer plenamente o coração humano, mesmo que sejam todos objetos muito bons. Nada, nem objetos excelentes como carreira, saúde, honra, filhos podem servir de causa de um matrimônio, nada preenche plenamente o coração de um homem, se não o amor de doação. O homem anda inquieto a busca daquele que pode tornar plena sua vida, e esse é só Deus. O amor de doação que ocorre no matrimônio preenche plenamente essa busca pois é Deus mesmo quem responde a esse anseio humano.
Nenhum ser humano é suficientemente bom para servir de causa última, fundamento primeiro de uma vida inteira. Caso você espere alguém assim, alguém que dê sentido ao seu mundo, alguém que dê sentido à sua vida, alguém que o faça feliz como merece, preciso lhe dizer que você não vai encontrar qualquer pessoa assim e que se frustrará em cada uma das tentativas vãs de ser feliz, vai sofrer em cada uma das aventuras mal refletidas de satisfação pessoal. E pior: poderá concluir que o matrimônio não é para você, que o amor não é para você.
O único modo de alcançar um relacionamento feliz, duradouro e santo é aceitando como condição que só Deus é a alegria, só ele plenifica o homem completamente. Se buscar entre os homens essa alegria, se buscar pequenos paraísos, o resultado será tristeza e frustração.
Tag:Crônicas, Espiritualidade, Matrimônio, Namoro, Noivado