Luxúria e Imprudência
Uma das maiores causas de embotamento da razão, isto é, de obscurecimento da capacidade de julgar, é o vício da luxúria. Ora, a tradição moral sustenta que o vício da luxúria nunca se instala sem antes instalar-se o vício da gula. […] Como diz o Aquinate, a estultice nasce quando o “sentido espiritual está embotado e não é mais apto a julgar coisas espirituais”[1]. Santo Tomás sustenta que os sentidos venéreos são os que mais absorvem o homem e, portanto, mais causam este obscurecimento dos sentidos. Entretanto, ele não descuida de outros prazeres, como a gula, que podem ser causa da perda do gosto pelas coisas espirituais, fazendo os indivíduos que são tomados pela tolice voltarem sua atenção para os prazeres do paladar, por exemplo, em detrimento de bens e valores maiores. Aliás, o Doutor Angélico afirma com clareza que a causa da tolice encontra-se no fato de seu paciente estar de tal modo “mergulhado pelos sentidos nas coisas terrestres que se torna inapto a perceber as coisas divinas”[2].
[1] AQUINO, Tomás de. STh II-IIae, q. 46, a. 3, co.: “sensus spiritualis hebetatus est, ut non sit aptus ad spiritualia diiuducanda”.
[2] AQUINO, Tomás de. STh II-IIae, q. 46, a. 2, co.: “inquantum immergit homo sensum suum rebus terrenis, ex quo redditur eius sensus ineptus ad percipiendum divina”.