Galhos Secos
O Profeta Ezequiel lembra-nos da preponderância de Deus sobre nossas ações. Não somos nós quem realizamos a sua Obra, não somos nós que transformamos o mundo e preparamos a vinda do seu Reino, que nem é desse mundo. De Deus é a iniciativa pela nossa salvação e pelo resgate do mundo. Como um pai, que não dá pedras e serpentes a quem lhe pede alimento, Deus nunca se esquece de seus filhos. E as ações mais estranhas podem ser usadas por Deus para a realização de seus desígnios.
No texto de Ezequiel, por exemplo, o profeta diz que um galho da copa de uma árvore vai dar origem a um cedro frondoso, que dará frutos e servirá de abrigo aos pássaros. A força de Deus se revela aqui no poder de dar crescimento e fazer dar frutos, segundo sua vontade.
Faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço (Ez 17, 24).
Essa é a notícia do profeta para nós: é Deus quem faz brotar e faz dar frutos. Seus desígnios são imperscrutáveis. Misteriosamente, o que parece árvore frondosa, seca tristemente. De outro lado, o que parece ser galho seco, num instante floresce e dá frutos. É de Deus a iniciativa!
Vidas sem esperança, matrimônios sem horizonte, relacionamentos destroçados podem dar lugar a árvores frondosas. Nenhuma situação difícil tem a última palavra. De Deus é a última palavra para aquele que crê. Nenhuma vida seca está irremediavelmente perdida; nenhum matrimônio sem vida morreu definitivamente. Assim como avanços e sucessos espirituais não são garantia de vida plena. Se Deus tira sua Mão Poderosa, ninguém se mantém fiel à sua Palavra.
Que o Senhor confirme-nos em seus desígnios. Que Ele mesmo transforme nossos galhos secos em árvores com viço, folha, flores e frutos. Até o fim!