Dica de Leitura: Familiaris Consortio, São João Paulo II
São João Paulo II deixou-nos, dentre tantas obras maravilhosa, um verdadeiro manual para a família cristã, compendiado na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (O consórcio familiar), de 1981. É obra obrigatória para quem se prepara para o sacramento do matrimônio e para quem já o contraiu há mais tempo. É um livro de formação permanente para o seu sacramento: para você cuidar do seu cônjuge como ele merece e como ele precisa ser cuidado.
Release: “O documento Familiaris Consortio , escrito por João Paulo II, considerada a carta magna da Pastoral Familiar, completou 31 anos! Pode-se dizer que a Familiaris Consortio antecipa os aspectos essenciais da ‘nova evangelização’, que aponta a constituir uma nova cultura, a ‘cultura da vida’, a única em capacidade de responder à ‘cultura da morte’, cujos sinais são cada vez mais evidentes em nossa sociedade”.
Nessa obra, você irá entender porque a Igreja nos ensina que todo e qualquer método contraceptivo artificial é imoral e faz mal aos matrimônios. E também entenderá em quais casos os métodos contraceptivos naturais igualmente se tornam imorais e pecaminosos, igualando-se em malícia aos artificiais. Também serão apresentados os argumentos acerca da proibição dos casais em segunda união aproximarem-se do sacramento da Eucaristia, proibição que permanece vigente. O documento trata da formação que antecede a efetivação do vínculo matrimonial, assim como se preocupa com os casais jovens, até 10 anos de matrimônio.
É uma obra necessária e sugiro que seja lida pelos namorados, noivos ou cônjuges. Faz alertas importantes e lembra-nos que matrimônio é missão dada por Deus.