Dia do Imaculado Coração de Maria
Nós, homens, não temos o coração puro. Somos pessoas más. O esposo, mesmo se esforçando para ser homem bom, relembra os erros da esposa no meio da discussão; por sua vez, a mulher, em momentos de raiva, põe na mesa as imperfeições do marido. Não tem jeito! Os homens somos assim. E no casamento não é diferente.
Os matrimônios doentes não perdem uma chance de ferir seus membros um ao outro. Os profissionais infelizes não perdem a chance de azucrinar o dia de trabalho do desafeto. O amor doente replica a doença da qual se ressente. A razão profunda dessa prática é que trazemos uma força centrípeta que nos puxa para baixo, a despeito de nossos esforços. A teologia chama essa força de Pecado Original.
Hoje comemoramos o dia do Imaculado Coração de Maria. É uma festa dos católicos que relembra um dos dois corações nos quais o mal jamais encontrou morada. Em previsão de sua maternidade divina, Deus mesmo a preservou da mácula do Pecado Original. Por isso, Imaculado Coração.
Aprendamos com a Virgem Maria a guardar no coração tudo o que é bom, verdadeiro e justo. Peçamos que Deus faça de nosso coração algo mais semelhante à sua criatura mais perfeita, a Virgem Maria, aquela a qual, diz a Sagrada Escritura, todos os homens iriam chamar “bem-aventurada” por todos os séculos. E que o Coração de Maria nos ensine a tornar o nosso coração semelhante ao Sagrado Coração de seu Filho Santíssimo.
Tag:Crônicas, Espiritualidade