Dia de Renovação
O homem possui três grandes potências distintas: a inteligência, a vontade e os afetos. A afetividade humana é a responsável pelas emoções, sentimentos, sensações internas que nos tomam aqui e ali. É o lar da alegria, da tristeza, do amor erótico, do ódio, do sentimento de satisfação ou insatisfação. Esses e outros afetos têm sua casa natural na afetividade. E uma marca característica dos afetos é a sua volubilidade.
De fato, os afetos são inconstantes. O que hoje causa alegria, amanhã pode causar tristeza. O que ontem gerou satisfação, hoje produz enfado. O que um dia foi esperança, algumas vezes causa desespero. E por quê? Por que a afetividade baseia-se no que é sensível e a sensibilidade se transforma. Experimente comer sempre o mesmo prato delicioso e você comprovará que, depois de muitas repetições, o que era desejado sofrerá uma mudança e você terá enfado do que, antes, tinha desejo. O mesmo pode acontecer com o amor conjugal.
Mesmo as boas coisas do matrimônio podem causar cansaço: a solicitude da esposa pode não ser reconhecida pelo marido, que pode achar que o desdobrar-se da esposa é “mais do que normal”; o esposo dedicado pode ser tratado de modo comum pela esposa, que pode imaginar que “ele não faz mais do que a obrigação”. Enfim, acostumamos com os bens que nos cercam. E cada um de nós, se for honesto, pode elencar diversas virtudes nos nossos cônjuges, virtudes que já não causam alegria, já não têm o efeito de outrora. E é assim porque nossa afetividade tende a ser inconstante, tende a acostumar-se com os bens que possui.
Pois bem, no dia dos namorados, é preciso fazer reacender o fogo dos afetos. Sim, é preciso decidir-se por amar. É necessário um ato de vontade para que aquelas emoções que outrora tomaram a vida do casal voltem a aquecer os seus corações. Aproveite essa comemoração e busque reacender na sua esposa o afeto que, um dia, invadiu as suas vidas. Não perca a oportunidade de retomar o afeto pelo seu esposo, aquele que, um dia, fez com que ele se apaixonasse por você.
Basta um ato de vontade para o afeto voltar. Basta dizer do fundo do coração: Eu escolhi você. Eu vou amar você até o fim!
Feliz dia dos namorados.
Tag:Atualidades, Crônicas, Família, Namoro, Noivado, Sacramentos