A luta pelas virtudes
Algumas pessoas, em razão de sua história pessoal, acreditam que não são capazes de mudar o rumo de suas vidas. Empurrados para situações difíceis, muitas vezes contra suas próprias vontades, desanimam diante de dificuldades que parecem ser verdadeiros colossos. De fato, a busca por ter uma vida de virtudes exige força e perseverança incomuns e, por esse mesmo motivo, não é raro que algumas pessoas digam que é impossível vencer.
Entretanto, não é bem assim. Se os empecilhos para alcançar virtudes são enormes – e realmente parecem ainda maiores em razão da história pessoal de cada dum – com técnica e treino é possível dar novo rumo à própria vida, é possível vencer qualquer dificuldade. Mesmo quando o obstáculo parece ser intransponível, quando o oponente parece ser invencível, mesmo em condições adversas, é possível ultrapassar limites…
E a razão disso é que não se vence a batalha cotidiana por ser melhor com suas próprias forças. Quem está habituado a essa luta sabe que um Outro é que nos salva. Se depender apenas das próprias forças, nenhum imperfeito conseguirá a façanha de elevar-se à altura do Perfeito. Tornar-se melhor, realizar-se pessoalmente, atualizar as suas potências nessa vida não depende tão somente de nossos esforços. Pelo contrário, a recompensa a quem busca melhorar antecede o agente e foi preparada por Outro:
Jerusalém precede o homem, sim. Decerto, Deus é a causa primeira e última da recompensa do homem…
Ninguém está fadado ao fracasso na vida pessoal. Mudar o rumo da própria história e ser responsável pela própria biografia é possível, mas a tarefa é árdua. É necessário usar das ferramentas disponíveis para mudar as coisas: a primeira coisa é estudar como as pessoas do passado fizeram isso; depois, importa entender que sozinho ninguém é capaz de tornar-se aquilo que é chamado a ser. Sem o aspecto transcendental, sem a compreensão do papel da Graça, o que resta é um triste e solitário pelagianismo, determinado a deixar a vida ainda mais amarga. A batalha por uma vida melhor precisa considerar que ela primeiramente vem do Alto. É antes de tudo um Dom mais do que uma conquista.
Tag:Crônicas, Ética, Moral, Vícios e Virtudes